Antes de falar sobre Branding, você precisa conhecer um pouco sobre Walter Landor, pois tudo o que se faz é baseado em seu legado.
Começando com a definição de Branding por Walter Landor:
“Produtos são feitos em fabricas, mas marcas são criadas na Mente”
Walter Landor criou marcas como Marlboro, Levi Strauss & Co, Fujifilm, Coca-Cola e outras grandes marcas.
Você já parou para pensar quanto vale uma marca? Não? Então pense…. Quanto vale uma marca como Google, Apple, Microsoft? Difícil de mensurar? Vamos ajudar… Veja a imagem abaixo:
Mas sou pequeno o que eu tenho a ver com isso. Tem tudo a ver… Pode não parecer, mas no mundo digital e físico as pessoas mensuram o valor de uma marca, eles percebem e criam expectativas sobre determinadas marcas. É fácil mostrar isso para os apaixonados usuário dos iPhone. São fieis a marca pois sabem o que esperar dela e têm a certeza que sua expectativas em relação a produtos e serviços serão atendidas.
Uma marca é o fruto de muito trabalho e investimentos. Qualquer consumidor no mundo pode não entender de branding, mas seguramente não se importa de pagar mais caro em um produto de uma marca reconhecida do que em uma outra marca desconhecida, mesmo que esteja pela metade do preço.
O outro ponto importante é estar na cabeça do seu consumidor ou futuro consumidor. Esse público tem que entender o que sua empresa faz e que problema resolve ou talvez que experiência esperar, ainda mais se existe recorrência(serviços mensais) ou recompra no caso de produtos de consumo. Entender a “dor” do seu público e definir o porquê? da sua empresa é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio.
Um case que gosto de citar é o da Adidas, a um bom tempo eles venderam todas as suas fábricas e terceirizaram a produção, e o foco do negócio mudou, não é fabricação de tênis e sim construir uma Marca, trabalham com Branding (Gestão da Marca) para manter ela na “cabeça do consumidor”, investem pesado em tecnologia, desenvolvimento e design. Fabricar? Não obrigado, mandam seus pedidos para fábricas homologadas e controlam a qualidade. Obviamente tem fábricas homologadas no mundo todo e direcionam a produção para onde melhor convier.
Gostaria de abordar outro tema importante, que ao meu ver tem relevância antes de contratar uma agência para um processo de Branding ou REbranding.
- Branding é tudo igual?
- Todas as agências de branding são iguais?
- Todo processo de Branding é igual?
- Os resultados são os mesmo?
A resposta é simples: NÃO
Tem de tudo e de todos os preços… e isso é lamentável. Devido a economia sempre com problemas. E também pela disputa entre agências e até pela falta de conhecimento de quem contrata esse trabalho, tudo acontece nesse universo.
Tem agência vendendo logo como se fosse branding. Por isso temos um linha de pensamento simples. Quanto mais você souber mais fácil de saber o que precisa e contratar certo.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Vai libertar e se livrar de comprar gato por lebre.
Ressalva, não tem nada errado em fazer um logo com um design, se esse é o seu momento, não tem dinheiro e nem tem para investir nisso, GO AHEAD! Mas tem que pagar por um trabalho de design e não pelo valor de um processo de branding, então tome cuidado.
Mas dentro desse processo de branding tem muuuuuiiiiiiitas variáveis, e essas variáveis é que compõe o preço e por esse motivo as grandes diferenças de preço.
Gostaria de citar algumas diferenças que impactam no custo e consequentemente na qualidade do resultado final:
- Quantidade de profissionais envolvidos no processo
- Experiência dos profissionais envolvidos (júnior, sênior ou pleno)
- Tempo previsto para finalização do job
- Metodologia empregada
- Você
- Seu mercado
- A abrangência da sua empresa
Como assim? Eu influencio na formação do preço? SIM e vou explicar…
Não sei se você tem uma indústria ou é um prestador de serviço… De qualquer forma seu custo na formação do seu preço de venda, em algum lugar tem que calcular o tempo de fabricação ou prestação do serviço.. Sem novidade né? Pois bem, em um processo de branding é a mesma coisa.
VOCÊ
Mas e ai? E eu nessa historia? Vamos lá, somos quase psicólogos em um processo de Branding, precisamos ser… E desde o primeiro contato realizamos um leitura de você, sua empresa, funcionários e clientes. Essa percepção faz parte do calculo de custo e entra como a variante “tempo” de projeto. Por exemplo… Tivemos uma leitura que o cliente é indeciso, não tem certeza o que quer ou não tem clareza nas informações prestadas ou mesmo seus desejos são antagônicos… Ai nosso trabalho se torna um pouco mais complexo.
Entendemos e já comprovamos que esses clientes pedem revisões infinitas de nome, de logo, voltam a traz, reclamam e acabam não mudando a marca… Para nós não tem problema nenhum. Nem todos estão preparados para mudar. Mesmo que já perderam o direito da marca e correm o risco de serem notificados, mesmo assim são apegados a marca.
SEU MERCADO
Imagine que você tem filiais espalhadas pelo Brasil ou no exterior, um trabalho de Branding não é feito só com o “bumbum” na cadeira, tem que levantar e ir a campo. Conhecer, neste exemplo, suas filiais e/ou franquias faz parte do processo. Qual é a visão atual que seus clientes, funcionários, fornecedores, parceiros e franqueados tem da sua empresa? Será que está de acordo com o seu atual posicionamento? O sua missão, visão é valores se perderam no processo de crescimento?
Não se gerencia o que não se mede? Então, no nosso caso precisamos:
“Saber onde estamos e para onde queremos ir.”
As vezes faz dodói, mas é necessário para fazer um bom processo de branding. Você não começa um jornada sem saber onde está e para onde quer ir.
ABRAGÊNCIA
Acabei entregando o ouro nos parágrafos acima, mas apesar de óbvio, vou comentar… Se a agência tem que viajar para “N” lugares no território Nacional ou internacional, isso entra na conta.
Mas falando para o nosso FOCO que são start-up, pequenas e médias empresas. Isso normalmente não entra na conta.
METODOLOGIA EMPREGADA
Como vocês não perguntaram nada, vou falar mesmo assim, o processo de Branding é um processo que envolve pesquisa de campo, mesmo que seu negocio seja regional, muitos profissionais envolvidos e muitos cafés e olheiras. Para simplificar, não utilizamos o mesmo processo de Branding para uma start-up que utilizamos para uma pequena empresa ou mesmo para uma empresa de médio porte.
Temos em mente 3 pacotes que podem atender a qualquer um independente do tamanho da empresa.
O que muda basicamente e o tempo, quantidade de profissionais envolvidos e exigências do cliente, além das opções selecionadas.
Lá na pagina inicial tem um botão que você pode simular o valor de branding sem compromisso. Faça o teste!
NOSSA MARCA
Depois deste textão, não poderia deixar de falar sobre nossa MARCA, se observar o trabalho de branding tem um objetivo muito especifico, estar na cabeça do consumidor, nossa marca foi pensada nisto, acreditamos assim como Walter Landor que tudo acontece na MENTE(Mind) é o desejo de qualquer empresa ter sua MARCA(Brand) na cabeça de todos.
Já falei demais, apesar de abster muitos assuntos e pontos, para não alongar ainda mais…
Caso tenha alguma duvida, entre em contato.
Meu nome é Edison Antunes e sou o CEO da Mind Brand e estou aqui para ajudá-lo.